segunda-feira, 9 de junho de 2014

REFLEXÕES DE UM PASTOR – dia do pastor


Hoje comemoramos o dia do pastor. Existe algo a comemorar? O pastor é aquele que pastoreia, aquele que exerce uma função de liderar uma congregação, como servo de todos. Pelo menos foi isso que aprendi. Neste dia, o que gostaria de ganhar como pastor dessa amada Igreja?
Gostaria de ser realmente o seu pastor. Mas eu não sou? De alguns sim, de outros sei que não. Mas como assim? Nesse pouco tempo de pastorado, descobri que não é o “título” recebido, ou o fato de ser chamado de pastor que me faz ser o seu pastor. O que me faz ser o seu pastor é você. Se eu precisar me impor como seu pastor, para que seja obedecido, ou ouvido, é porque eu nunca fui. Por isso não faço questão nenhuma de ser chamado: pastor, e sei que o serei, somente se assim você decidir. Mas isso espero, pois foi para isso que fui escolhido.


Gostaria de ver uma Igreja vivendo o amor de Deus, entre os irmãos e com os de fora. Esse presente é uma construção, resultado de nossas relações. Para isso tenho buscado submeter nossa estrutura eclesiástica à busca por relacionamentos saudáveis. Ou seja, tudo que fazemos, desde a troca de uma lâmpada, até a organização de um evento, tem como objetivo maior servir de instrumento, para que possamos nos relacionar em amor.

Gostaria de ver cada membro de nossa comunidade compromissado com a construção de uma Igreja coletiva, onde o nós se sobreponha ao eu, onde o servir seja a primeira atitude, onde não estabeleçamos tribunais de punição, mas círculos de acolhimento, onde possamos ser verdadeiros em nossas fraquezas e sinceros em nossos abraços, sem o temor do olhar condenatório de nossos iguais, pois somos iguais. Gostaria de ver o dia que não precisaremos mais de um pastor, como o ungido diferenciado, mas de um pastor que seja visto como aquele que cuida.

Encerro esta reflexão, agradecido por ter o privilégio de servir a Deus buscando essas coisas com vocês. Agradeço a Deus por cada irmão, pelo carinho pelo cuidado, mas principalmente porque você permite que eu seja o seu pastor. Porque antes de ser pastor da Igreja Batista Memorial da Posse, eu sou o seu pastor.

PJ 08/06/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO