quinta-feira, 15 de maio de 2014

pastoral 18/05/14 Outra dimensão da espiritualidade

Temos a ideia falsa de que espiritualidade é algo de cunho privado e particular. Mas não é bem por aí. Jesus nos ensina a amar a Deus e ao próximo. Então, espiritualidade está condicionada ao tipo de relacionamento que temos com Deus, sendo assim, se dizemos amar a Deus que não vemos e não amamos nosso irmão, somos mentirosos (IJo. 4:20). Ou seja, nosso relacionamento com Deus depende da maneira como tratamos o nosso próximo.

Nós aprendemos na Igreja que para falar com Deus, precisamos fechar os olhos e orar, para ouvir Deus falar, precisamos ler a Bíblia. Hoje, podemos ainda incluir os louvores, as canções e hinos espirituais, como forma de “criar um clima” para nos relacionarmos com Deus. Claro que precisamos ter nossa devocional particular com Deus, pois assim ele nos ensina (Mt.6:6), mas isso é apenas uma dimensão de nossa espiritualidade, a dimensão do amar a Deus sobre todas as coisas. Como fica a dimensão do amar ao próximo como a si mesmo?

Em um mundo onde somos cada vez mais levados a um misticismo individualizado, onde nossa vida com Deus se resume a rituais, antes coletivos, agora privados, estamos trocando um ritual por outro, sem avaliarmos o que é a base da espiritualidade bíblica. A essência da espiritualidade, portanto é o relacionamento, na dimensão horizontal (com Deus) e na dimensão vertical (com nossos irmãos). Diante disso, olha o que aconteceu.  Outro dia estava orando, agradecendo e colocando diante de Deus minhas necessidades, depois comecei a ler a Bíblia e me deparei com “ Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (IJo.4:7) . Então comecei a perceber o que é espiritualidade. Nesse momento, o Espírito começou a ministrar ao meu coração da seguinte forma: "É Júnior, você consegue me ver quando lê a Palavra, quando canta canções em adoração, agora tenho uma pergunta: você conseguiria ver a minha glória, ouvir a minha voz na vida da pessoa que está ao seu lado? Será que você pode me enxergar nas atitudes, nas necessidades e no incômodo provocado pelo outro? Eu respondi: ainda não Pai, mas me ajuda aí.
PJ 18/05/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO