segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SOMOS BLACK BLOCS? – Manifestações, política e religião


Por que a mídia tenta criminalizar as ações Black blocs? Em defesa da propriedade privada? Da lei e do direito? Da ordem instituída? Ou tem medo de um questionamento do próprio sistema democrático ocidental? Vamos pensar um pouco sobre manifestações, política e religião em nosso tempo.

Como agem, o que pensam, o que comem, como se reproduzem, quem são os Black Bloc? São baderneiros, vândalos e criminosos? Se são, o ESTADO tb é, a minha pátria mãe gentil, é madrasta e não é tão gentil, pelo menos com a grande maioria. Vamos aprofundar isso....ah tá é a Globo (profundidade de um pires). Mas deveríamos estar falando de "uma crise de legitimidade" onde o modelo ocidental é uma democracia que não funciona, porque defende interesses de pequenos grupos (Viva a Toqueville). Deixa uma multidão anestesiada vendo futebol, indo à igreja, ao cinema e aos shoppings, alienadas, achando que política é votar em outubro em ano de COPA do mundo: “pronto votei e fortaleci a democracia, a mesma CRACIA que me oprime”.

Por outro lado, existe uma pseudo-direita que acha q o PT é de matriz socialista e quer implementar uma ditadura comunista no brasil......fala sério né? O pT é uma meretriz q se deitou com os interesses do capital nacional e internacional, articulando uma política de diminuição da pobreza com o achatamento das classes médias pobres. Enquanto isso, as elites financeiras continuam nadando em suas piscinas, ganhando camarotes nas arenas da copa, viajando a Paris com nosso dinheiro e ganhando licitações nas prefeituras, Estados e em Brasília e as agências reguladoras são dadas, ou melhor vendidas aos grupos que deveriam regular. O problema é que o PT deveria manter o POVO sob controle, com suas políticas de diminuição das tensões sociais, só que não! Esse novo pacto Petista (que alguns chamam de "neopopulismo") começa a saturar. Aí vem os Aésios da vida e querem conversar com a gente, e antes? As Marinas fazendo alianças futuristas de uma política pseudo sustentável, e uma boladoda sentada numa moto vermelha dando bronca em geral. Sem falar no Cabral, no Pesão, no Paes, no Garotinho, no Lindinho, no Crivella.....AHHHHHHHHHHHHHHHHHH! tirem-me daqui!

Meu amigo, não vejo mt solução na política atual, onde partidos, sindicatos, ONGs e até igrejas estão todos defendendo o mesmo modelinho de "escola, cinema, club e televisão", incluindo a internet........ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh peraí! A Internet precisa de controle, de um marco regulatório, afinal é lá que os VÂNDALOS marcam suas badernas e se organizam. Querem levar a net pro modelinho Tb?

Não sou Black bloc. Não defendo os ideais black  blocs,  nem os valores dessa democracia de elites. Defendo uma política de justiça social, onde eu veja criminosos sendo punidos, mesmo que sejam do PT, e não veja  o nosso trabalho sustentando a gordura dos lideres religiosos, dos políticos e de uma máquina pública que nos oprime. Não quero monopólios que me digam o que pensar, estamos cansados de ver os críticos, comentaristas, colunistas, jornalistas que ficam atrás de suas máquinas fotográficas apenas cobrindo a notícia e manipulando as informações. Chega de religiosos que se transformam em feras quando falam de moralidades hipócritas, mas se calam com a opressão dos desamparados e omitem a injustiça dos políticos que contribuem com a “obra de deus”. Não quero mais a apatia de nossa cidadania consumista......o que nos resta? Para alguns apenas o GRITO, em forma de bandeirinhas agitadas ou em forma da violência black bloc.

Mas tem outra opção. Precisamos imprimir uma política de luta por justiça social que inclua tanto a esfera estrutural (econômica, política e social) como a espera das atitudes individuais. Porém, o que mais tem me irritado nisso tudo é o silêncio da Igreja. Isso é compreensível , pois temos medo de tomar posição, pois a religião tem uma tendência conservadora. Isso não é ruim. No entanto, quando nos calamos e deixamos de fazer o bem,  podemos estar pecando, veja: Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17”. Não estou dizendo que temos que apoiar movimentos que defendam ideais contrários aos valores cristãos, mas não dá mais para ficar usando o falso jargão que política e religião não se misturam. Precisamos aprender a fazer o bem, a lutar pela justiça, sem vender ou negociar nossos valores. É só voltar-se para a Bíblia.
aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva. Isaías 1:17



PJ

Um comentário:

  1. Excelente reflexão, tambem sinto falta desse debate nas igrejas e mais atitude para ajudar ao próximo além das orações, mas também com atitudes concretas para mudar a vida daqueles que sempre foram oprimidos! Saudades de quando eu era criança e o PT representava o povo, não a elite como os outros; cresci acreditando num partido que jamais permaneceria em aliança com um Governardor do tipo "Cabral", quem sabe volta ser do povo.....

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO