sábado, 6 de julho de 2013

PASTORAL 14/07/13 - CONVENCIDOS E CONVERTIDOS

CONVENCIDOS E CONVERTIDOS


Tem muita gente achando que basta ser convencido de que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, ou que é suficiente ter um templo cheio de pessoas para ter a sensação de dever cumprido. Porém, não basta reconhecer Jesus como Caminho, Verdade e Vida, é preciso caminhar nesse caminho, crer nessa verdade e viver em função do lugar que esse caminho nos levará e das promessas reveladas por esta verdade (João 14:6).

Se a gente der uma olhada ao nosso redor as pessoas estão buscando “razões” para permanecer na igreja, para ter uma determinada moralidade cristã, ou para ser um cristão de verdade. Mas, se olharmos com os olhos carnais, nós temos muito mais razões para não obedecer a Palavra de Deus, do que para obedecer. Mas como assim? Se queremos encontrar alguma lógica em ser cristão, não podemos utilizar os padrões desse mundo (presente século). Olha o que Paulo diz: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.” I Coríntios 1:27(NVI).

Não é que não possamos entender o agir de Deus, mas os parâmetros para esse entendimento são coisas loucas e fracas. Como assim? Veja, Jesus disse que para segui-lo é preciso negar a si mesmo e tomar a cruz (Lc.923),  Josué se posiciona de uma forma dura e radical diante de seus liderados (o que poderia custar-lhe a sua liderança) e declara: “se vos parece mal servir ao Senhor...”(Js.24:15). Além de tudo isso, o centro de toda ética cristã reside em Deus e no próximo e não em si mesmo. Isso significa que, a atitude “do ser cristão” envolve um olhar meio louco das coisas, pois desconsidera a “lógica do EU”.

Deus não busca pessoas convencidas, ou crentes moralmente aceitáveis, ou ainda indivíduos altamente capacitados para ser cristãos. Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.(João 4:24). Homens e mulheres dispostos, disponíveis e decididos a deixar Deus mudar a sua história. Precisamos ser transformados em nova criatura (IICo.5:17), mudando nossas atitudes em função da fé que experimentamos, deixando que o Espírito Santo derrame sobre nós a capacitação para realizarmos os propósitos de Deus em nossas vidas. Por isso, não adianta impor um tipo de moralidade cristã para um mundo e pessoas que não conhecem a Deus, muito menos tentar adaptar o Evangelho aos padrões edonistas de nosso tempo. O desafio não é convencer as pessoas, mas deixar que a renovação de nossa mente nos transforme, sem tomar a forma do mundo, para que assim, possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. #Venhaeviva
PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO