quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O CAMINHO DA VITÓRIA



No mundo em que vivemos, a cada dia somos pressionados por todos a sermos excelentes. A competição dos “mercados” (trabalho, academia, artes, igrejas, religiões) criam noções de vitória e sucesso, muito mais focado nos resultados materiais do que no crescimento e na vida das pessoas. O mais importante agora não é o ser humano, mas os resultados que eles podem produzir. Nesta perspectiva, as igrejas de hoje, com exceções, tem buscado resultados “materiais” (um templo cheio, múltiplas atividades, vários serviços a serem prestados, etc.). Porém, não tem dado a importância devida às vidas e ao relacionamento com Deus. É possível ver isto, no chamado profissionalismo que tem invadido as igrejas. As pessoas tem se limitado a entender o serviço cristão como apenas entregar dízimos e ofertas, onde o trabalho fica sempre a cargo de um grupo pequeno de irmãos.

O serviço cristão é antes de tudo voluntário. Certamente digno é o obreiro de seu salário, mas antes de buscar o salário, o objetivo do servo de Deus é servir-Lo, mesmo que não haja remuneração. Em resumo, temos vivido um tempo onde “os crentes” têm buscado serem servidos pela Igreja, mas não é isso que nos ensina a Palavra de Deus. Jesus – o próprio Deus – veio para servir, assim também este é o papel do povo de Deus. A Igreja não existe para satisfazer os nossos desejos, mas para nos proporcionar uma vida de adoração e serviço ao Deus Vivo, proporcionando meios para desenvolver os nossos ministérios e um espaço para vivermos em comunhão, além de buscar estratégias para anunciar o evangelho de Cristo.

A busca por resultados tem feito as pessoas e as igrejas buscarem atalhos para a vitória. Ou pior tem feito a igreja confundir a vitória de Cristo com o resultado e o sucesso diante dos homens. Para entendermos qual é o caminho para a vitória, precisamos antes entender o que é a Vitória de Cristo.
 
Em resumo: a vitória de Cristo é permanecer no seu amor como Paulo escreve ao Romanos:
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm8:37-39).

Permanecer no amor de Deus em Cristo Jesus é a verdadeira vitória que devemos buscar. Claro que esta afirmação é muito teórica, mas na prática isto significa ter uma fé incondicional na Palavra de Deus, obedecê-la, além de experimentar a cada dia uma pouco da Glória de Deus, pois a Bíblia diz que “de Glória em Glória somos transformados” (IICo. 3:18). Esta vitória, de uma vida com Deus, resulta em um sucesso no sentido real da palavra – capacidade para aquele que sucede.

Portanto o sucesso de Deus não é o reconhecimento, ou o aplauso, mas a continuidade da obra de Deus através dos que vem depois de nós. Este é o crescimento que Deus espera ver da Igreja neste tempo: uma Igreja formada por homens e mulheres que se entregam totalmente a Ele e não apenas freqüentadores que utilizam-se dos serviços eclesiásticos. Precisamos aprender a crer na Palavra de Deus, pois quem dá o crescimento é Ele. Pois esta escrito:
“Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”(I Co. 2:3); “louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”(At.2:47). Por isso, o objetivo da Igreja não é buscar o crescimento numérico, pois ele vem de Deus, precisamos sim, viver Nele, para Ele e por Ele, permanecendo no seu amor, em Cristo Jesus. (Continua)
                                                            Pr. Cezar Uchôa Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO