terça-feira, 26 de junho de 2012

REFLEXÕES DE UM PASTOR - POR QUE SER BOM?


POR QUE SER BOM?

Certa vez um jovem chamou Jesus de “bom mestre”, Jesus o questionou: “por que me chamas bom?” (Lc.18:18-19)

Ser bom se tornou nossa “obrigação”? Por que o próprio Jesus não quis esse elogio?

Na verdade somos tão egoístas que queremos ser bons para manter o padrão de “bom cristão”, queremos os elogios, os aplausos, uma sensação de conforto por ser bom – melhor do que o outro. Além disso, existe o desejo de ser aceito, amado e paparicado. Essa sensação de pseudo-superioridade que construímos, no gesto de ser bom com o próximo, nos leva a corromper a realidade de “amar ao próximo”. Assim, o “bom cristão” se torna um ídolo cultuado que almejamos ser. Por isso a pergunta: POR QUE SER BOM?

Quando vemos um morador de rua, sujo, faminto e desorientado, o que sentimos? Alguns já naturalizaram esta realidade como algo normal em nossa sociedade, outros ficam desorientados, sem saber o que fazer,  e querem fugir para não se deparar com isso. Nós, cristãos, motivados por uma suposta compaixão, resolvemos: "vamos ajudar o coitado". Disfarçado de uma boa ação, encontra-se um gesto motivado por um espírito de pena, superioridade, soberba e egoísmo. Por isso quando vejo um ser humano em uma situação de degradação (física, social, emocional, ou espiritual), não consigo mais sentir pena (ou misericórdia, ou compaixão) dele, hoje sinto pena de mim mesmo, por não conseguir vê-lo como IGUAL. Por isso, continuo me questionando: POR QUE SER BOM?  

De repente, posso apenas estar questionando um conceito, ou colocando algo que não existe. Mas não consigo me conformar com minhas disposições mentais padronizadas em um formato de ser bom. Porque ser bom para mim, ainda é ser melhor que os outros, é esperar um lugar especial no céu, ou qualquer outra recompensa. Tenho aprendido que a única recompensa válida por ser bom é a própria ação de bondade. Jesus é bom (mestre, pastor, salvador) e por isso, Ele não precisava de nenhum jovem soberbo para dizer isso a ELE. O meu desafio como homem, cristão e pastor é esse: SER BOM e saber PORQUE DEVO SER BOM. Que a minha prática, encontre a motivação certa e vice-versa.

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  Fl. 2:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO