quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES DE UM PASTOR: "QUANDO PERDEMOS A FÉ"


QUANDO PERDEMOS A FÉ



A fé é um firme fundamento e uma convicção daquilo que se espera e daquilo que não se vê (Hebreus 11). Esta sentença resume o significado de ter fé. Além disso todos os exemplos de vida relatados no capítulo 11 de Hebreus nos faz ver o sentido de confiar no que não podemos ver e viver em função do que se espera. No papel isso fica lindo. Podemos tirar conclusões, mensagens sermões, músicas, fazer e acontecer com esse pedacinho da Bíblia. Acho esse texto lindo. Vc também deve achar. MAS.....quando passamos para a "realidade" (nossa vida cotidiana) vemos que as pessoas sabem, conhecem, estudam, até fazem seminários, análise crítica histórica, literária, e não conseguem viver isso. "O justo vive pela fé" Habacuque 2:4. MAS...NA PRÁTICA AS PESSOAS QUEREM TER A FÉ PELO QUE VIVEM. A Bíblia diz que é a fé que determina a vida, mas queremos adaptar a fé a maneira como vivemos. Como podemos lidar com isso?

Temos construído uma fé baseada em condicionais passageiras. Sempre adaptando nossa "expressão de fé" (religiosidade) às tendencias do momento. INOVAR é a palavra de ordem. Não que inovar seja errado, mas o INOVAR pelo INOVAR quer dizer o quê? Qual é a razão da inovação? Muitas vezes é apenas corromper o instituído e nada mais. Críticos e acríticos buscam os pontos fracos em nossa "expressão de fé" (Cristianismo evangélico), apenas por nada. Não são todos. Assim, de um lado temos os alienados que não criticam nada e do outro temos os "iluminados", os dotados de uma capacidade singular de compreensão do mundo (que outros não tem), estes se auto investem de uma missão de mostrar para os "ingênuos" as armadilhas do Cristianismo Evangélico. Mas e a fé? Estamos perdendo, ou fortificando?

Duas coisas me ajudam a pensar isso:

  1. A DISTÂNCIA ENTRE O QUE É PREGADO E O QUE É VIVIDO
Para piorar hoje temos uma tentativa por modelar a pregação ao que é vivido. Ou seja, já que não conseguimos "alcançar os padrões espirituais" adaptamos a pregação à nossa condição. Mas isso tira da pregação uma de suas principais funções - a de confrontar o homem. E ai vem "o crítico" e diz: o Cristianismo é uma hipocrisia. Creio que não. Vejo o Cristianismo, ESSENCIALMENTE, como uma expressão de fé de CONFRONTAÇÃO. Nesse sentido, muitos perdem a sua fé porque não conseguem perceber, ou aceitar a distância entre a fé e a vida. A busca é viver pela fé, para chegar lá. É preciso caminhar, caminhar e caminhar. Não é fácil, apesar de ser simples. Esse caminhar seria diminuir a distância ente fé e vida.

2. A DIFERENÇA ENTRE FÉ E EXPRESSÃO DE FÉ (CRISTIANISMO EVANGÉLICO)

A fé é constituída na vida da pessoa. E ai, sofremos influências do meio, da sociedade, da cultura, da economia, do externo. Mas é algo construído no interior do ser. O que é determinante é a experiência e as escolhas feitas. A expressão de fé, seria aquilo que é compartilhado no coletivo, podemos exemplificar como religião, ou modelos de pensar o mundo e si. Ouvimos o ditado: cada cabeça um mundo, isso é real? Pode ser. Mas sempre queremos compartilhar e quando compartilhamos nossa fé, vemos pontos comuns que temos, e buscamos construir uma expressão de fé coletiva. Tanto uma construção como a outro são processos em andamento. Quero dizer que não somos perfeitos, o cristianismo, não é, nosso entendimento não é, nossa fé não é. MAS PRECISAMOS CRESCER, AVANÇAR para alcançarmos a estatura do varão perfeito. A FÉ, ENTÃO, ESTÁ RELACIONADA A UMA BUSCA.

Tenho muitas dúvidas e, apesar dessas reflexões terem um tom determinista, não é, foi apenas uma forma de organizar minhas idéias....AS DÚVIDAS DE TUDO ISSO QUE PENSO E TENTEI ESCREVER CONTINUAM, mas apesar delas tenho FIRME MINHA FÉ E CREIO NA ESPERANÇA DAQUILO QUE ESPERO E CERTEZA NAQUILO QUE NÃO VEJO. POIS SEI QUE APESAR DE TUDO, AINDA EXISTE A FÉ MESMO QUE NÃO A VEJA, MESMO QUE NÃO A SINTA, MESMO QUE NINGUÉM A TENHA. E NO FINAL DAS CONTAS A FÉ PASSA A SER UMA ESCOLHA DE CONTINUAR CRENDO E SE CREIO EU VEJO A GLÓRIA DE DEUS.

Pr. Cezar Uchôa Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO