segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES DE UM PASTOR - "QUAL É A DO CARNAVAL? QUAL É A DA IGREJA?



O QUAL É A DO CARNAVAL? QUAL É A DA IGREJA?

Dança, alegria, festa, diversão, brincadeira, música, e muito mais. Isso é o que se vende. Todos nós sabemos o que realmente move o carnaval para que isso aconteça: álcool, sensualidade, drogas, descompromisso, etc....Vc pode até dizer que não faz uso disso, mas será? Tenho amigos que “brincam” o carnaval, usam fantasias, pois isso é “nossa cultura” e, devemos valorizá-la. Será que o carnaval é uma festa inocente? Será que quando brincamos o carnaval podemos nos separar do real sentido da festa? Será que a Igreja deve investir uma cruzada contra esta festa, ou incorporá-la e usá-la como estratégia “transcultural” (blocos evangélicos)? São questões que necessariamente não precisam de respostas diretas, mas no mínimo precisam ser pensadas pela Igreja.

Se pensarmos o tipo de sociedade em que vivemos, podemos perceber nitidamente o esforço por transformar tudo em dividendos e lucros. Assim, temos o natal, páscoa, dia das mães, pais, crianças, etc....todos estes dias relacionados a presentes que serão comprados. Mas e o carnaval ? Qual é a do carnaval? Simples. O CARNAVAL SERVE COMO UMA PROPAGANDA DE NOSSA SOCIEDADE BASEADA NA “CARNE” (nos desejos, “instintos”, humanos acima de tudo). Com o carnaval nossa cultura mantém viva a “necessidade” de manter acesa a chama do sensualismo, da irreverência movida pelas drogas (permitidas ou não), pois temos as maiores cevejarias do mundo e, por incrível que pareça são elas as maiores patrocinadoras dessa festa. Ah! Ainda tem os turistas, convencidos que isso é o maior espetáculo da terra.

Tem também as grandes apoteoses dos desfiles que são, sim, verdadeiras obras de arte contando histórias lindas, outras nem tanto e algumas compradas para divulgar alguma coisa. Mas e daí? Os desfiles são apenas um instrumento na lógica do carnaval, como um cantor contratado para cantar um dingle de um comercial de cerveja. É a mesma coisa. A lógica do carnaval é montada em valores perversos que pregam a depravação e a corrupção daquilo que faz o homem ser homem: a capacidade de decidir e ser senhor dos seus instintos. Mas isso não está na moda, hj todos querem seguir os seus corações.....Ouvimos isso como um mantra todos os dias em novelas, filmes, músicas e conversas entre amigos. Viva a Nietzsche e Freud.

E a Igreja? Podemos gritar: “O CARNAVAL É UMA FESTA DO DIABOOOOO”? Ou podemos usar de estratégias? “VAMOS CONTEXTUALIZAR PARA SERMOS RELEVANTES? Como Igreja somos mestres em demonizar ou divinizar as coisas, mas será que é esse o objetivo da Igreja? A Igreja existe para honrar a Deus (em adoração) e anunciar as boas novas daquele que nos tirou das trevas para a Sua Maravilhosa Luz (Jesus Cristo). Andes de demonizar o carnaval precisamos olhar e saber se realmente estamos honrando a Deus em nossas igrejas, pastores, membros, ações, etc. Pois de que adianta falar que o carnaval é do diabo? Vamos orar para acabar com essa festa de orgias e bebedeiras? Mas mts vz o “capiroto” senta no banco do ministério e de vez em quanto até assume o púlpito. Não me desculpo pela dureza dessas palavras, mas lamento que a igreja não esteja sendo diferença nesta sociedade. Se vc consegue me entender. Quero dizer que o carnaval pode ser apenas um “inimigo inventado” para desviar o foco de nossos próprios pecados, os pecados da Igreja. Porque é mais fácil acusar o outro de ímpio pecador, do que olhar para dentro de nós e ver o quanto sujo somos. Por isso Paulo mesmo diz que ele é o maior pecador. "Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior" II Tm. 1:15.

Para resumir: não precisamos levantar cruzadas contra o carnaval, ou contra o homossexualismo, edonismo, ou qualquer outro “ismo” precisamos ser IGREJA, porque se a IGREJA FOR IGREJA AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO – isso é promessa. A Igreja era reconhecida e caia na graça do povo, como relatado em Atos, pois oferecia uma proposta de vida diferente, alternativa. Portanto precisamos ser firmes e constantes, ter os nossos posicionamentos bem definidos e embasados, respeitando e amando e, acima de tudo, buscando honrar o nosso Senhor e cumprir o Seu chamado.

Pr. Cezar Uchôa Júnior

2 comentários:

  1. Excelente explanação meu amigo, que Deus continue te abençoando cada dia mais.
    Realmente, precisamos de uma vez por todas ser igreja, corpo de Cristo, que não vive mais para si, mas vive para o Senhor Jesus e é espelho da Glória de Deus!

    ResponderExcluir
  2. ESTE É O MAIOR DESAFIO DA IGREJA HJ: ENTENDER QUEM NÓS SOMOS. MAS EU CREIO QUE DENTRO DAS igrejas, EXISTE UMA IGREJA QUE BUSCA ISSO. E É ESSA QUE AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECEM. SOMOS UM SÓ POVO, UMA SÓ FÉ E UM SÓ BATISMO. HONREMOS E GLORIFICAMOS O NOSSO SALVADOR COM NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO