sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OUTUBRO/2009 - A BATALHA É DO SENHOR






ESTAMOS EM GUERRA (Efésios: 6:10-12)
“...a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (V.12)

Você já se perguntou por que a obra de Deus é cercada de dificuldades, ou como pode um servo de Deus de uma hora para outra cair e largar o ministério. Diante disso precisamos estar atentos, para uma guerra que acontece ao nosso redor, uma luta espiritual que travamos, mesmo quando não estamos percebendo. Longe de ser um conflito mitificado de anjos e demônios disputando nossa alma, como vemos nos filmes de terror, a guerra é travada entre: servos de Deus contra os principados e potestade, os dominadores e as forças espirituais do mal. Certamente há uma batalha espiritual ao nosso redor, porém muitos têm compreendido de forma infantil esta realidade espiritual, quando atribuem causas demoníacas para tudo que acontecem em suas vidas, ou quando vêem o diabo em tudo, por isso muitos crentes têm sido levados a manicômios. Por outro lado, não podemos estar céticos com relação às questões espirituais, pois com um pouco de esforço interpretativo podemos compreender com mais profundidade esta batalha espiritual.

Em primeiro lugar podemos ver que a nossa luta não é contra o sangue e nem contra a carne, ou seja, não podemos sair matando e nem agredindo ninguém, pois não se trata de uma batalha material. A nossa luta é contra uma realidade espiritual e, portanto, precisamos ter uma compreensão do que é esta realidade. Trata-se de uma dimensão não percebida de pelos sentido, nem pela razão, mas pelo espírito. Portanto esta batalha está no âmbito dos valores éticos e espirituais que estão sendo difundidos pelo mundo. Quando Paulo fala de principado (governo de alguém sobre um lugar) e potestade (o poder ou autoridade) ele esta se referindo a áreas e/ou poderes de atuação das forças malignas. Ou seja, a maldade só age no lugar que recebe legitimidade para agir, em outras palavras é o homem quem permite a ação maligna em sua vida, por isso Paulo nos exorta a nos fortalecermos no Senhor e na Força do Seu Poder, para resistirmos contra as ciladas do diabo. Entenda que até aqui a batalha espiritual é decidida no âmbito da escoha de não aceitar a influência maligna em nossas vidas.

Em segundo lugar a nossa batalha é contra entidades espirituais do mal, que recebem diversos nomes e nem sempre são percebidas com possessões, ou seja, existem seres espirituais do mal, chamados de demônios, porém a compreensão deles é cheia de misticismos e crendices, devido a interpretações culturais e religiosas. No entanto, nós precisamos discernir estas questões espirituais, não apenas moralmente, ou culturalmente, mas espiritualmente (I Co.2:14). O que eu quero dizer, portanto, é que não adianta explicar tudo com jargões místicos de maldições espirituais – fugindo de nossa responsabilidade – precisamos ter consciência de que somos nós que damos legalidade (ou não) para o diabo agir em nossas vidas quando aceitamos algumas concessões dos principados e potestades deste mundo, ou quando não nos fortalecemos Nele e na força de Seu poder. Precisamos viver a vitória de Jesus em nós e enfrentar esta batalha como mais que vencedores que somos Nele, pois não importa o tamanho do nosso inimigo, certamente ele já caiu...creia! Pr. Cezar Uchôa Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO